domingo, 26 de outubro de 2014

Algumas Curiosidades Sobre a Medicina Veterinária

1-) Em 1915, Formou-se o primeiro veterinário brasileiro, Dionysio Meilli, graduado pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária de São Bento, em Olinda (PE). Ele beneficiou-se como portador de diploma de farmacêutico e colou grau antes que formassem sua primeira turma, em 1917.

2-) A cada ano, se formam cerca de 2.400 novos profissionais nos 94 cursos de medicina veterinária espalhada pelo país.

3-) Desde o início da domesticação dos animais surgiu à necessidade de tratá-los. Estudos mostram que em 4000 a.C. documentos egípcios revelam fatos relacionados à "arte de curar animais", que indicavam métodos de tratamento e diagnóstico em várias espécies animais.

4-) Gostar animais de animais é um dos pré-requisitos para se tornar médico veterinário. No entanto, esta não é a única condição. Pelo contrário: o amor e o apego extremos aos bichos podem, inclusive, serem elementos que dificultam a atuação na área.

5-) Por mais que pela primeira vista não pareça há áreas na medicina veterinária que não trabalham diretamente com animais como: 


Centros de pesquisa (atuando na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias);

Indústria de produtos para animais (acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. E também cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente);

sábado, 25 de outubro de 2014

Curiosidade: Como Latem os Cãezinhos Internacionais

Sabia que em cada pátria tem uma forma de escrever o som do latido do seu cão? Olha abaixo uma pequena lista de como escrevem em cada país:

Alemanha - vow vow 


Argentina - gua gua

Brasil - au au

Colômbia - gau gau

Estados Unidos - ruf ruf

Japão - won won


Russia - guf guf

Tailandia - hong hong



Vietnã - go GO



Fonte de pesquisa: 

http://www.vetformula.com.br/curiosidades.html - Acessado: 25/10/14.  

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Uniforme Usado por Médicos Veterinários

Em geral, o veterinário é bem despojado! Trabalhando de roupas normais como calça jeans e tênis, com um jaleco branco por cima.

Por ser um veterinário muitas vezes é preciso se abaixar para ficar da altura dos animais, cuidar de alguns que às vezes não estão muito limpos e quando percebem já estão sujos, cheios de pelos.

Por esses motivos um veterinário trabalha com roupas mais casuais, porém com o jaleco que é um marco de profissionais da área de medicina além de protegê-los.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Quais São os “Calos” da Medicina Veterinária

Neste texto mostrarei o lado não muito agradável de ser um Médico Veterinário, para formar esse texto reuni e resumi depoimentos que encontrei pela internet de profissionais da área, pois claro não sou veterinária, estou na 2ª Série E.M., porém gosto de pesquisar sobre essa área e como tudo não é um mar de rosas aqui estão os contras.

- Infelizmente nem todos os animais são salvos;

- Há proprietários de animais que não respeitam seu próprio animal e nem profissional veterinário;

- É preciso saber lidar com situações tristes como quando a única salvação para o animal é fazer a Eutanásia;

- Baixa remuneração e a falta de reconhecimento da profissão;

- Fazer seu nome é algo difícil e às vezes não é tão fácil ser reconhecido; Facilita muito se tiver pessoas na família que já trabalham com isso;

- A faculdade é puxada, tendo aulas em período integral, às vezes até nos sábados, muitas vezes tendo cursos aos fins de semana, muitas matérias, muitas provas, e muitos trabalhos;

- Você deve saber lidar com varias situações de estresse, tais como emergências;

- Deve sabe que terá de acompanhar animais em sofrimento;

- Deve saber lidar não somente com os animais, mas também com os donos que muitas vezes não são os mais agradáveis.



Fonte de Pesquisa:

http://diarioveterinaria.blogspot.com.br/2010/01/formsprim-me-parte-1.html - Acessado 23/10/14.

http://danielamol.blogspot.com.br/2009/04/medicina-veterinaria-e-seus-tesouros.html - Acessado 23/10/14.


http://gshow.globo.com/novelas/malhacao/2012/Se-liga/noticia/2013/06/vestibular-especialista-tira-duvidas-sobre-medicina-veterinaria.html - Acessado 23/10/14.

Onde e Quando Surgiu a Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária nasceu quando o homem primitivo começou a domesticar o primeiro animal. Os mais antigos registros dessa atividade profissional datam do Século XVIII A.C., com informações gravadas no Papyrus Veterinarius de Kahun, com várias referências sobre a "medicina animal".

Porém a Medicina Veterinária moderna teve a sua origem em 1762 quando Claude Bourgelat criou, em Lyon, na França, a primeira Escola de Veterinária, instalando, ele próprio, a segunda em Maison Alfort, nos arredores de Paris, em 1765. Essas duas escolas se constituíram em verdadeiros polos irradiadores para as demais nações do mundo. Até o final do Século XVIII, surgiram 20 estabelecimentos de ensino veterinário na Europa.

No Brasil, a ideia de criação de estabelecimentos dedicados ao estudo da Medicina Veterinária foi despertada quando o Imperador Dom Pedro II visitou a Escola Veterinária de Alfort em 1875, estava decidido a criar uma instituição semelhante no Brasil. Porém seus projetos não foram para frente e somente em 1913 surgiu à primeira escola de veterinária no Brasil.

O Rio de Janeiro foi o berço da medicina veterinária brasileira, quando então em 1913 foi fundada a escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária e em 1914 a escola de Veterinária do Exército.