Raiva: Transmitida por meio do contato de um cão sadio com a saliva de um animal infectado, a raiva canina é fatal em quase 100% dos casos, sendo considerada uma das zoonoses mais perigosas. Incurável, a doença só pode ser prevenida por meio de vacinações anuais, e se manifesta de três maneiras distintas: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal. Agressividade exagerada, salivação constante, mudanças de comportamento e paralisia são alguns dos seus sintomas, que evoluem até que o animal chegue ao óbito.
Cinomose: Altamente contagiosa, a cinomose é transmitida pelo contato direto entre um animal infectado e outro sadio, ou por objetos infectados pelo vírus, podendo levar os cães não vacinados à morte. Assintomática em alguns casos, a doença pode afetar todo o organismo do cachorro acometido, causando desde vômitos, diarreias e falta de apetite até paralisias, convulsões, lesões medulares e cerebrais.
Tosse dos Canis: Também chamada de Traqueobronquite Infecciosa Canina, a Tosse dos Canis é uma doença que afeta o sistema respiratório dos cães, causando crises intensas de tosse. Filhotes e cachorros adultos doentes são os que tem maior probabilidade de contrair o problema, que tem o Parainfluenza Vírus, Adenovirus Tipo 2 e a bactéria Bordetela Bronchiseptica como agentes. Altamente contagiosa, a doença é transmitida pelo contato de cães sadios com animais infectados ou por aerossóis (gotículas eliminadas pelos espirros).
Hepatite Infecciosa Canina: Também conhecida como Doença de Rubarth, a Hepatite Infecciosa Canina é transmitida pelo contato do cão com secreções, excrementos ou sangue contaminado pelo Adenovírus Canino 1 (CAV-1). Afetando a função hepática do animal, a doença também pode causar alterações no Sistema Nervoso Central e seus sintomas incluem febre, dor abdominal e vômitos nos casos mais leves; desencadeando ataques convulsivos, depressão e coma nos quadros mais graves.
Coronavirose: Fatal em alguns casos, a Coronavirose tem o Coronavírus Canino como agente transmissor, encontrado nas fezes de animais infectados. Tendo crises de vômitos e diarreias como principais sintomas, a doença pode desencadear febre, excrementos com sangue, depressão, perda de apetite e desidratação.
Fonte de Pesquisa:
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vacinacao-caes/ - Acessado: 03/11/14.
http://www.petmag.com.br/7092/vacinar-corretamente-caes-e-gatos-previne-doencas-letais/ - Acessado: 03/11/14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário